Planos alimentares restritivos podem estar por trás de danos à saúde, considerando que resulta em carências de nutrientes e até mesmo na elevação do risco de males cardiovasculares. Uma das mais famosas é a Dieta Atkins, cuja base exclui pães e massas, aumentando a ingestão de carnes. Tal dieta é rica em gordura saturada, vilão ao colesterol e, logo, ao coração.
As dietas da moda são amplamente relacionadas a grandes restrições para rápida perda de peso, que nem sempre são causadas pela redução de massa gorda. Além disso, são extremamente difíceis de serem seguidas em longo prazo – geralmente não caracterizando vida saudável.
Esse tipo de alimentação pode causar diversos tipos de prejuízos, desde psicológicos aos físicos. Por ser facilmente abandonado, o peso tende a ser recuperado rapidamente. Esse processo abala o emocional, bem como afeta o organismo como um todo. A privação de nutrientes específicos leva a respostas desagradáveis: lentificação do metabolismo e um desejo intenso por alimentos que forneçam glicose (energia) rápida, caso de doces e de carboidratos simples e refinados.
Descartar o carboidrato também coloca a saúde em risco, não devendo ser excluído jamais da dieta. O ideal é realizar escolhas inteligentes, substituindo os simples e refinados, presentes no arroz brando e na farinha, pelos cereais integrais.
Ao retirar o carboidrato da alimentação, aumenta-se o consumo de outros nutrientes, como proteínas e gorduras – com destaque para as saturadas, encontradas nas carnes, leites e outras fontes de origem animal. O consumo desenfreado de alimentos ricos em saturadas eleva consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares.
Obviamente, o carboidrato não pode ser ingerido de forma exagerada, uma vez que acarreta no aumento de triglicérides a partir do excesso de energia (Kcal). Esse mecanismo favorece a formação de placas nas artérias, que também está por trás das doenças cardiovasculares. O perigo é ainda mais latente quando a hipertrigliceridemia está associada aos níveis de colesterol ruim (LDL).
Quem quer perder peso deve ter em mente que o emagrecimento é consequente do estilo de vida saudável. O alvo principal deve ser a saúde. Alimentação equilibrada e prática de atividade física regular são os fatores primordiais para eliminar a gordura e obter resultados. Apesar de o inicio ser difícil e o acompanhamento nutricional ser indispensável, aos poucos o individuo se sentirá diferente, com mais disposição, sobretudo. O estabelecimento de metas também é outro fator importante e que auxilia na motivação e nas escolhas que permanecerão por toda a vida.
9 Comentários
Interessante.
Obrigado pelas informações fornecidas no site. Continue assim postando conteudo de qualidade
Obrigado pelo seu site com tanta informação de qualidade. Vou compartilhar! abraço
Fácil de entender, parabéns e continue assim sempre. Ótimo artigo, gostei muito
muito bom conteudo parabens sou fan do seu blog
Tengo gusto de la información valiosa que usted proporciona en sus artículos. Voy a marcar su blog y comprobar de nuevo aquí regularmente. Buena suerte para la próxima!
Gosto muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
Parabens pelo artigo gostei muito estarei compartilhando com os meus amigos e estarei sempre visitando seu site.
Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!