Você sabia que as mortes por doenças cardiovasculares no Brasil subiram durante a pandemia?
A realidade do nosso país é alarmante. Cerca de 14 milhões de pessoas apresentam alguma doença cardiovascular e, pelo menos, 400 mil morrem por ano, o que significa cerca de 30% das mortes no Brasil.
Por isso, precisamos falar sobre a prevenção!
As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que todos os tipos de câncer juntos e 6,5 vezes maior que todas as infecções, incluindo a AIDS. Mas não para por ai!
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, é também de 2 a 3 vezes maior que todas as causas externas como acidentes e violência e 3 vezes mais que as doenças respiratórias.
Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas, mas a verdade é que desde o início da pandemia esse cenário apenas se agravou.
Um estudo brasileiro de 2020, mostrou que as mortes por doenças cardiovasculares aumentaram significativamente em seis capitais avaliadas: Manaus (AM), Belém (PA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Recife (PE).
Isso é reflexo tanto das pessoas que pararam de procurar atendimento médico por medo de contrair a COVID no hospital ou no trajeto, como também da falta de acompanhamento médico com tratamentos, o aumento do estresse, a falta de uma rotina alimentar saudável do sedentarismo, já que muitas pessoas em isolamento social deixaram de praticar atividades físicas.
Nosso alerta é de que a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação. Por isso, não descuide de sua saúde. Salve a sua vida!