SBCM cria campanha de conscientização da saúde do coração da mulher

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 23 mil mulheres morrem diariamente vítimas de doenças cardiovasculares. Visando conscientizar sobre este problema global e frequentemente associado apenas aos homens, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) desenvolveu a campanha Mulher Coração, com apoio institucional da Marjan Farma.

“A iniciativa nasceu da necessidade de informamos as mulheres acerca da prevenção de doenças cardiovasculares. Na maioria das vezes, elas não sentem os sintomas comuns, como dores no peito, e, por conseguinte, não valorizam os sinais de possíveis problemas. Aproximadamente 30% dos acidentes cardiovasculares acontecem entre a população feminina, no Brasil – assim, é de nossa responsabilidade divulgar as formas de identificar e evitar estes casos”

Professor Antonio Carlos Lopes, presidente da SBCM

O especialista reforça que as mulheres estão cada vez mais expostas aos fatores de risco, como pílulas anticoncepcionais, menopausa e tabagismo. “A falta de sintomas característicos deixam-nas mais vulneráveis a relacionar cansaço, náusea, dores na parte superior do abdome, nas costas e no pescoço aos reflexos de seus estilos de vida agitados e estressantes”, alerta o especialista. A ação será oficialmente lançada em 29 de julho.