A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, é a pressão arterial sistematicamente igual ou maior que 14 por 9. Nossa pressão pode se elevar por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. A doença ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper.
A pressão alta ataca homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas. Por ser muito comum, nem sempre damos a atenção devida, mas é preciso ficar atento, pois estima-se que a hipertensão atinja em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos, estando presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. E isso só piora quando fazemos uso de uma alimentação inadequada com itens ultraprocessados, pouca atividade física e grande consumo de álcool.
Pensando nisso, separamos alguns mandamentos contra a pressão alta criados pela Sociedade Brasileira de Hipertensão. Confira:
Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão