A musculação se tornou a segunda atividade esportiva mais praticada no Brasil, de acordo o Ministério da Saúde. Além de trazer benefícios para a saúde como melhorar o equilíbrio e ajudar na circulação, a prática resulta em melhorias estéticas, um dos principais motivos para a busca da mobilidade hoje em dia.
No entanto, observar mudanças estéticas no físico requer tempo e para agilizar esse processo muitos optam pelo uso de anabolizante, mesmo não sendo indicados pelos médicos, devido às consequências que trazem ao organismo.
E mesmo assim tem muita gente que utiliza esteróides?
Sim! Para ter uma noção, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, um em cada 16 estudantes já utilizaram anabolizantes para ter resultados mais rápidos.
Entre os prejuízos do uso incorreto dos anabolizantes estão problemas no sistema reprodutivo e endócrino, doenças cardiovasculares, trombose, acne, calvície, problemas no fígado e alteração de comportamento resultante em agressividade e alucinações.
Por que preciso saber disso?
Para orientar! Se você é amigo, professor ou treinador e desconfia que algum colega esteja utilizando anabolizantes, sente e converse sobre os riscos do uso indevido desse medicamento e aconselhe a busca de um profissional de saúde. O exercício físico deve ser encarado como uma prática saudável e os resultados como consequências de bons hábitos.
Compartilhe com as pessoas ao seu redor! A informação correta, salva vidas!
Fontes:
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Ministério da Saúde