Como ajudar alguém em caso de infarto? A Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) oferece algumas orientações. A primeira delas é procurar ajuda nos serviços de emergências, seja o Samu (192) ou os Bombeiros (193). Se a ambulância demorar mais de 20 minutos para chegar ao local, é melhor dirigir-se ao hospital mais próximo de carro ou táxi.
Durante esse tempo, a pessoa não pode realizar nenhum tipo de esforço físico, nem dirigir. Outra proibição é em relação à comida: não devem ser oferecidos nenhum tipo de alimento ou bebidas à vítima. Se ela não tiver alergia à aspirina, dois comprimidos do remédio podem ajudar.
Em caso de desmaio, o ideal é deitar a pessoa em uma posição confortável, afrouxando roupas e acessórios apertados. Se estiver sem batimentos e respiração, não se desespere: inicie a massagem cardíaca até que um profissional da saúde possa tratá-la.
Aprenda a reconhecer os sinais de infarto:
·Dor aguda no peito, que perdura por mais de 20 minutos e pode se irradiar para pescoço, mandíbula, costas, braço ou ombro esquerdo (também pode se manifestar como queimação, sensação de peso ou aperto no peito e formigamento no braço);
·Náuseas e/ou vômito;
·Sudorese, suor frio;
·Falta de ar (mais frequente em idosos);
·Cansaço extremo ou fraqueza;
·Tontura;
·Desmaio;