O tratamento homeopático é considerado por muitos como um recurso alternativo, porém já é reconhecida desde 1980 pelo Conselho Federal de Medicina e vem ganhando adeptos.
O dr. Jorge Ricardo dos Santos, médico homeopata e presidente da Associação Médica Homeopática do Paraná (AMHPR) explica que se trata de um método de prevenção de doenças, ajudando a manter o equilíbrio do organismo, tratando-o como um todo.
Os remédios homeopáticos são produzidos a partir de extratos vegetais, animais, minerais e sintéticos na forma de preparações dinamizadas, se baseando na diluição e na sucessão da mistura.
Como os remédios homeopáticos são altamente diluídos, mesmo os preparados a partir de substâncias tóxicas não gerariam efeitos colaterais.
Ele ainda ressalta que a homeopatia pode facilitar a solução de traumas emocionais, favorecendo a superação mais rápida das diversas crises que fazem parte da vida do ser humano. Em casos de doença como o câncer, por exemplo, também pode ser usado quando o paciente se submete a tratamentos agressivos ao organismo, como um tratamento complementar.