A doença inflamatória pélvica é uma infecção dos órgãos reprodutores femininos superiores (útero, tubas uterinas e ovários). É uma síndrome clínica, que acontece quando a gonorreia e a infecção por clamídia não são tratadas, atingindo os órgãos sexuais internos da mulher, e pode causar ate mesmo infertilidade.
A infertilidade ocorre em aproximadamente uma em cada cinco mulheres com doença inflamatória pélvica e, cerca de um terço dessas mulheres que tiveram o problema desenvolvem a infecção novamente.
De acordo com o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, a infecção pode ocorrer por meio de contato com baterias depois de uma relação sexual desprotegida, sendo que a maioria dos casos ocorre em mulheres que têm outra infecção sexualmente transmissível (IST), principalmente gonorreia e a infecção por clamídia não tratadas. Podendo também ocorrer após algum procedimento médico.
Os sintomas mais comuns são dor na parte baixa do abdômen e durante a relação sexual; dor abdominal e nas costas; febre, fadiga e vômitos. Na presença desses sintomas é importante procurar um especialista.