Com saúde, não se brinca! Qualquer desequilíbrio em nosso corpo, por menor que seja, pode ser muito prejudicial, e até mesmo, aquelas pequenas dores e incômodos que não damos importância, podem se tornar algo mais grave. Portanto, prevenção é a palavra de ordem!
Você já ouviu o termo “check-up”? É uma avaliação médica de rotina, na qual o paciente faz exames específicos e a periodicidade pode variar de acordo o perfil do paciente, levando em consideração sua idade e o histórico pessoal e familiar.
Os exames de rotina permitem que o organismo fique melhor monitorado e protegido de uma série de condições. Além disso, muitas vezes as condições não transmitem sintomas quaisquer e, somente através de exames elas podem ser diagnosticadas, daí a importância de se realizar exames periodicamente, de forma a identificar o quanto antes estas condições e de poder dar início ao tratamento mais adequado.
De acordo com o médico clínico geral Luís Gustavo Bassi Moretti, gerente do Hospital Evangélico, a realização de exames periodicamente é importante para que as complicações sejam evitadas e que os pacientes vivam bem, sendo uma forma de prevenir ou tratar doenças logo no início.