A correria do dia a dia costuma causar estresse, irritabilidade e consequentes variações da frequência cardíaca. Por promover benefícios à mente, corpo e espírito, o Yoga é muito procurado para acalmar os nervos. Inclusive, pesquisa feita na Holanda e nos Estados Unidos mostra que a prática pode diminuir os fatores de risco associados a doenças do coração.
Surgido na Índia há mais de 5 mil anos, o Yoga é conhecido por harmonizar corpo, mente e respiração. Isso ocorre por meio de técnicas de respiração, as chamadas pranayamas, de posturas tradicionais do yoga, as ásanas, e pela meditação.
Porém, engana-se quem acha que a prática é monótona e isenta de esforços. Na verdade, há várias modalidades do exercício; basta que o futuro praticante escolha a que mais se adéqua a suas necessidades.
De acordo com o European Journal of Preventive Cardiology, além dos efeitos calmantes, a prática rotineira do Yoga diminui os riscos de obesidade, pressão alta e colesterol elevado. Ainda, os efeitos desse exercício indiano são semelhantes aos de aeróbicos como caminhada e corrida; sendo, assim, uma opção para quem não gosta de exercícios de alta intensidade.